sexta-feira, 28 de março de 2008

Aquário! Centro Aquático de Exposição e Educação Ambiental

Uma forma de incremento do desempenho de uma cidade como centro de consumo é investir no crescimento do seu turismo e de indústrias conectadas ao lazer, reforçando a importância das cidades como centros de lazer, cultura, turismo e geração de capital. Essa precisão crescente de transformar a cidade num ponto de atração implica numa evidência na qualidade do lugar e na sua política de localização e reforço de sua identidade.
Um local de exposições da vida marinha e ecossistemas aquáticos alcançaria os mais diversos objetivos de tal tema, além do turismo. No meio educacional, abarcaria não só estudiosos e pesquisadores interessados da dita área científica, mas também professores e estudantes de curso regular, que poderiam promover atividades de estudos acerca da educação do ambiente para consolidar o conteúdo adquirido em sala de aula, de vital importância para o conhecimento da região litorânea e demais ecossistemas associados.
Sua compreensão projetual não se abreviou a qualquer idéia formal rígida. Muito pelo contrário, o Aquário implicou uma seqüência sem limite de indagações e associações. Porém, com o tempo e uma pesquisa mais intensificada e variada, algumas dúvidas foram se resolvendo, sendo possível o desenvolvimento da idéia do equipamento com suas particularidades.
A sugestão formal básica foi integrar quatro grandes blocos (atendimento ao público; exposição; serviços administrativos e apoio; maquinário), interligados entre si promovendo a unidade do equipamento. Cada bloco representará um setor funcional do Aquário. Possuirá em seu entorno, além de um grande estacionamento para os visitantes, um tratamento paisagístico dotado de espelhos d’água e uma vegetação com certa densidade, na tentativa de manter uma unidade com a região.
Proposta feita para a cidade de João Pessoa, para o bairro Costa do Sol, um dos mais novos da capital. Possui este nome por estar ao lado do ponto mais oriental das Américas. Localizado na zona sul da cidade, ainda é pouco povoado. Podem ser encontradas apenas algumas granjas e pequenas residências, com instalações comercias referente à pesca.

Ficha Técnica:
Trabalho Final de Graduação - Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Paraíba.
Projeto: Eduardo Dantas
Orientador:
Prof. Dr. Hélio Costa Lima
Maquete: Michel Amorim | www.michelamorim.blogspot.com
Local: João Pessoa - PB | BRASIL
Ano do Projeto: 2002 - 2003



Terrário e área circular de exposição

Vista geral

Estacionamento

Acesso Principal

Exposição e Serviços

quarta-feira, 19 de março de 2008

Túmulo da Família Pereira

O partido arquitetônico do túmulo, localizado na cidade de Cuité - PB, é marcado por um desenho simples. Dois volumes são engastados, onde o menor é coroado por um templo em miniatura, sugerido pela família, criado para abrigar objetos pessoais, flores, velas e demais elementos. O volume maior, inclinado, se caracteriza por possuir os acessos ao interior do mesmo. Fechando o conjunto, encontramos ainda uma pequena calçada que o circunda, além de um banco para orações em visitas. Quase totalmente revestido em granito, ele possui também elementos em blocos de pedra e uma pequena e limitada área verde.

Ficha Técnica:
Projeto: Eduardo Dantas
Construção: Eng. Edson Pereira

Maquete: Eduardo Dantas
Fotos: Eduardo Dantas

Local: Cuité - PB | BRASIL
Ano do Projeto: 2007 - 2008
Ano da Construção: 2008


Estágio atual da obra (26/03/2008)


Estágio atual da obra (26/03/2008)


segunda-feira, 17 de março de 2008

Câmara Municipal de Mari - PB

O projeto da Câmara Municipal de Mari - PB é composto por uma edificação que segue um zoneamento criterioso de funções, em um lote de 354,79m², gerando uma implantação relativamente compacta, com área de construção de 273,51m².
Sua volumetria marca os dois principais setores da edificação: o da plenária, com o volume bem definido da entrada principal, e a seção para o público; e o administrativo, com a presidência, contabilidade e demais departamentos. Nos fundos, uma área para estacionamento e a entrada de serviço, completam a edificação.
O prédio será todo estruturado em concreto armado, alvenaria de tijolos cerâmicos rebocados, telhado em telha fibrocimento e esquadrias metálicas; receberá acabamentos cerâmicos nos pisos e paredes dos banheiros e copa.
Os demais ambientes, escritórios e circulação da área administrativa, também receberão acabamentos em cerâmica no piso, completados por rodapés de mesmo material em todo o perímetro em questão.

Ficha Técnica:
Projeto: Eduardo Dantas e Oika Arquitetura e Urbanismo
Maquete: Eduardo Dantas
Local: Mari - PB | BRASIL
Ano do Projeto: 2007-2008


Acesso Principal

Locação e Coberta

Ambientes Internos

Acesso Serviço e Estacionamento

Clínica Odontológica Paulident

Reforma de uma residência para adaptação da clínica.


Recepção

Consultório

Ficha Técnica:
Projeto: Eduardo Dantas e
Ricardo Vidal
Fotos: Ricardo Vidal
Local: João Pessoa - PB | BRASIL
Área: 170m²
Ano do Projeto: 2005
Execução: Mestre João (2005)

Stadium Offices Tower

Este projeto é o resultado de proposta para concurso fechado para um arranha-céu no bairro Dubai Sports City, em Dubai, Emirados Árabes Unidos.
Projetado para ser o ponto focal deste novo bairro a ser edificado na cidade, o edifício, com 200m de altura, conta com quatro pavimentos de estacionamento e lojas, uma praça suspensa, trinta pavimentos para escritórios e dois para restaurante e spa, interligados por rampas e core central, com sete elevadores e duas escadas de incêndio.
O lote de terreno em forma de leque favoreceu e impôs a determinação de um eixo divisor sobre o qual desenvolveu um sistema estrutural simétrico que mantém o equilíbrio estético do conjunto.
A partir do subsolo o sistema estrutural atinge o nível do terreno dando início ao desenvolvimento de quatro lajes, obedecendo a um generoso recuo frontal, que se amplia progressivamente a partir do pavimento térreo até atingir o nível da praça principal.
A entrada principal é ladeada por espelhos d’água simétricos com superfícies de grandes dimensões nos quais serão instaladas fontes com acionamento programado por computador que controlará os esguichos bem como um sistema de iluminação de efeito resultando em um espetacular balé aquático.
Uma grande reentrância alinhada com o eixo do terreno provocada pelo recuo das lajes de estacionamento favorece a contemplação da monumentalidade da torre principal que abriga os pavimentos tipo, estando o primeiro a 28m acima do nível do terreno e 12m acima da praça principal.
A parada rápida de veículos para desembarque de pessoas através do porte cache levará ao acesso controlado por portas giratórias eletrônicas com detectores de metais, possibilitando a chegada ao lobby através da recepção.
O acesso às garagens ocorrerá através de duas entradas laterais bloqueadas por cancelas eletrônicas, controlada por seguranças que trabalharão abrigados em guaritas de vidro e aço climatizadas e a prova de balas.

Ficha Técnica:
Arquitetura: Eduardo Dantas, Ricardo Vidal, Antônio Primo e Leonardo Tavares.
Local: Dubai | Emirados Árabes Unidos
Ano do Projeto: 2006

Pavimento Térreo (acessos e estacionamentos)



2º Pavimento


5º Pavimento (praça)


1º Pavimento Tipo


30º Pavimento Tipo

Corte AA


Corte BB


Fachada Norte


Fachada Leste

Perspectiva Idéia Inicial