segunda-feira, 23 de junho de 2008

Maquetes Esquemáticas de Edifícios Altos não Construídos em João Pessoa - PB

JOÃO PESSOA: VERTICALIZAÇÃO, PROGRESSO E MODERNIDADE. Registro dos Prédios Altos 1958-1975.

O trabalho monográfico ora apresentado tem por tema o início do processo de verticalização em João Pessoa, que se desenvolve como um primeiro ciclo entre os anos de 1958 e 1975, e por objetivo entender os fatos e fatores que desencadeiam esse processo na capital paraibana e seus principais promotores. Assim como, entender a forma que a malha urbana da cidade recebe esse novo tipo arquitetônico e as transformações na paisagem urbana por ele causadas em um período que coincide com a renovação da arquitetura local a partir da introdução de um novo repertório formal, o da arquitetura moderna, o que tem se tornado tema de estudos nos últimos anos. Dentro desse quadro, o interesse pelos edifícios altos é reforçado pela idéia de expandir o registro e o conhecimento sobre um patrimônio ainda não estudado e que conta sobre um período da história da cidade carente de informações. A contribuição pretendida com esta pesquisa é, portanto, resgatar fatos históricos, levantar dados e analisar esse período através da simbologia envolvida na produção da arquitetura moderna, materializada na figura dos prédios altos, e os desafios programáticos que esse tipo envolve, suas condicionantes legislativas e econômicas.

Palavras-chave: Arquitetura Moderna, Verticalização, João Pessoa.

Prédios Altos não Construídos em João Pessoa (parte do material coletado durante a pesquisa ao Arquivo Central da Prefeitura Municipal de João Pessoa, através dos quais foram possíveis tais reproduções):

1 - Edifício Nova Aurora (arq. José Fernando Nunes de Carvalho. Aprovação: 20/09/1965. 09 Pavimentos).
O projeto para o edifício comercial Nova Aurora é elaborado em 1962, mesmo ano em que são aprovados o Ed. Borborema e o Ed. Sede da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. A aprovação só sairia três anos mais tarde. Proposto para localizar-se na área central, o projeto não foi executado. Atualmente encontra-se construído em seu lugar o Condomínio Ed. Orient Center.





2 - Hotel Califórnia (arq. Carlos Alberto Carneiro da Cunha. Aprovação: 18/03/1975. 15 Pavimentos. Uso: Comércio e Serviço).





3 - Centro Hotel (arq. Tertuliano Dionísio. Aprovação: 13/10/1969. 13 Pavimentos. Uso: Comércio e Serviço).





4 - Paraíba Lagoa Hotel (arq. Nicoló Augelo e Pasqualino Magnavita. Aprovação: 1973. 14 Pavimentos. Uso: Comércio e Serviço).




Ficha Técnica:
Trabalho Final de Graduação - Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Paraíba.
Autora: Carolina Chaves
Orientadora: Profa. Nelci Tinem
Maquetes Esquemáticas: Eduardo Dantas
Local: João Pessoa - PB | BRASIL
Ano: 2008