quinta-feira, 15 de outubro de 2009

A surpresa chamada Bolívia

A Bolívia pode não ser um destino tão procurado por turistas, mas superou todas as minhas expectativas. País simples, de gente hospitaleira, humilde e muito patriota, de belezas naturais maravilhosas e tão pouco conhecidas, possui duas capitais: La Paz e Sucre (capitais administrativa e jurídica, respectivamente).

Catedral de Sucre

Madrugada do dia 11 de outubro de 2008. Pousamos em Santa Cruz de la Sierra, logo após o fim das manifestações que afligiram o país em meados de setembro, onde alguns departamentos – estados bolivianos – realizaram conflitos contra o Presidente Evo Morales, bloqueando estradas, invadindo empresas estatais e até fechando as fronteiras com países vizinhos. Mesmo com as notícias não muito aprazíveis, nos últimos dias de organização para a viagem, seguimos em frente com os planos e tivemos uma enorme e agradável surpresa.

Apesar de ser uma grande cidade, Santa Cruz de La Sierra se apresenta como um lugar ordeiro, com uma população com fortes influências incas e de outros povos indígenas que os antecederam, tanto no vestuário quanto na música, e até mesmo na religião (mesmo o cristianismo, trazido pelos espanhóis, sendo a maioria atualmente). O destaque local é a Basílica Menor de San Lorenzo Martir, que desde 2004 é Patrimônio Monumental Histórico e Cultural, símbolo mais importante da cidade, não só a nível histórico, mas também artístico, arquitetônico e religioso.

Basílica Menor de San Lorenzo Martir

Basílica Menor de San Lorenzo Martir

De Santa Cruz fomos a Sucre, conhecida como a cidade branca das Américas. Declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO, em 1991, possui belos exemplares de arquitetura religiosa, casarões coloniais, importantes museus e primorosas praças, como a principal, 25 de maio, data da primeira proclamação de independência do país, em 1809 (apesar da República da Bolívia nascer apenas em 1825, depois de outros conflitos).

Após várias horas de ônibus nada confortáveis, chegamos a Potosí. Destacada cidade boliviana por causa da exploração mineral em sua história (principalmente da prata) possui um vasto patrimônio arquitetônico, onde pode ser destacado o Museu Casa da Moeda. Imponente edifício de dois pisos, várias salas e três grandes pátios internos, além de local para fundição do dinheiro, foi usado em outras ocasiões como presídio e quartel.

Museu Casa da Moeda

Museu Casa da Moeda

De Potosí partimos para Uyuni, cidade próxima do maior deserto de sal do mundo – o Salar de Uyuni – com aproximadamente 12.000km² de área. Uma imensidão branca, onde a perspectiva visual engana e óculos escuros são fundamentais. Nele encontramos algumas edificações feitas de sal, como casas, pequenas lojas e hotéis quase inteiramente de sal (paredes, piso, mobiliário etc). Em seguida fomos a La Paz, capital mais conhecida e cidade mais populosa de todo o país. Está entre um vale profundo rodeado por montanhas e montes de grande altitude pertencentes à Cordilheira dos Andes e vales mais baixos. A cidade cresceu por cima de toda esta malha.

Salar de Uyuni

Hotel de sal no Salar de Uyuni

Dentre os maiores atrativos turísticos locais e circunvizinhos se destacam o Vale de La Luna, o Sítio arqueológico de Tiwanaku (civilização pré-inca), a Praça das Armas e o Monte Chacaltaya, onde está a mais alta estação de esqui do mundo. Por fim visitamos ainda as cidades de Cochabamba e Copacabana, esta última às margens do Lago Titicaca, o maior e mais alto lago navegável do mundo, com cerca de 8550m² de superfície, a mais de 3800m acima do nível do mar.


Monte Chacaltaya

Lago Titicaca

Lago Titicaca

Copacabana, cidade às margens do Lago Titicaca

Ficha Técnica:
Artigo publicado pela revista Artestudio - arquitetura, decoração e estilo de vida, n° 25, pags. 68 e 69, ano VII, mar/abr/maio 2009. João Pessoa, Paraíba, Brasil (www.artestudiorevista.com.br
).
Texto e Fotos: Eduardo Dantas.
Entrevista: Programa Artestudio TV (fonte Youtube)

2 comentários:

Fernando Galvão disse...

Um dia ainda conheço esses lugares! :)

Laura Guerra - Psicóloga disse...

Olá Eduardo, meu visitante numero 1!
Obrigada pela visita...
Estou apanhando muito, pois não estou conseguindo editar meu post. Tenho várias fotos mas só apareceu uma e não consigo editar...
Acho que a hora é de dormir...
Vi suas fotos e li as primeiras linhas. Com certeza amanhã terei mais tempo para apreciar seu blog.