sexta-feira, 28 de março de 2008

Aquário! Centro Aquático de Exposição e Educação Ambiental

Uma forma de incremento do desempenho de uma cidade como centro de consumo é investir no crescimento do seu turismo e de indústrias conectadas ao lazer, reforçando a importância das cidades como centros de lazer, cultura, turismo e geração de capital. Essa precisão crescente de transformar a cidade num ponto de atração implica numa evidência na qualidade do lugar e na sua política de localização e reforço de sua identidade.
Um local de exposições da vida marinha e ecossistemas aquáticos alcançaria os mais diversos objetivos de tal tema, além do turismo. No meio educacional, abarcaria não só estudiosos e pesquisadores interessados da dita área científica, mas também professores e estudantes de curso regular, que poderiam promover atividades de estudos acerca da educação do ambiente para consolidar o conteúdo adquirido em sala de aula, de vital importância para o conhecimento da região litorânea e demais ecossistemas associados.
Sua compreensão projetual não se abreviou a qualquer idéia formal rígida. Muito pelo contrário, o Aquário implicou uma seqüência sem limite de indagações e associações. Porém, com o tempo e uma pesquisa mais intensificada e variada, algumas dúvidas foram se resolvendo, sendo possível o desenvolvimento da idéia do equipamento com suas particularidades.
A sugestão formal básica foi integrar quatro grandes blocos (atendimento ao público; exposição; serviços administrativos e apoio; maquinário), interligados entre si promovendo a unidade do equipamento. Cada bloco representará um setor funcional do Aquário. Possuirá em seu entorno, além de um grande estacionamento para os visitantes, um tratamento paisagístico dotado de espelhos d’água e uma vegetação com certa densidade, na tentativa de manter uma unidade com a região.
Proposta feita para a cidade de João Pessoa, para o bairro Costa do Sol, um dos mais novos da capital. Possui este nome por estar ao lado do ponto mais oriental das Américas. Localizado na zona sul da cidade, ainda é pouco povoado. Podem ser encontradas apenas algumas granjas e pequenas residências, com instalações comercias referente à pesca.

Ficha Técnica:
Trabalho Final de Graduação - Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Paraíba.
Projeto: Eduardo Dantas
Orientador:
Prof. Dr. Hélio Costa Lima
Maquete: Michel Amorim | www.michelamorim.blogspot.com
Local: João Pessoa - PB | BRASIL
Ano do Projeto: 2002 - 2003



Terrário e área circular de exposição

Vista geral

Estacionamento

Acesso Principal

Exposição e Serviços

4 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Homero disse...

DOIDEEEEEEEEEEEEEEEEEEIRA!

Luiz Adolfo disse...

Boa proposta, bonito trabalho.Mas deixou curiosidade quanto as plantas que com certeza acompanharam boas solucoes.Parabens!!

Anônimo disse...

Boa tarde,
estou realizando meu TCC pela PUC GO no curso de Arquitetura e Urbanismo.
Gostaria de saber se ha alguma possibilidade de obter acesso a plantas e a monografia.
Certamente citarei seu trabalho como materia de pesquisa.

Att,
Mariana Fleury