segunda-feira, 17 de março de 2008

Stadium Offices Tower

Este projeto é o resultado de proposta para concurso fechado para um arranha-céu no bairro Dubai Sports City, em Dubai, Emirados Árabes Unidos.
Projetado para ser o ponto focal deste novo bairro a ser edificado na cidade, o edifício, com 200m de altura, conta com quatro pavimentos de estacionamento e lojas, uma praça suspensa, trinta pavimentos para escritórios e dois para restaurante e spa, interligados por rampas e core central, com sete elevadores e duas escadas de incêndio.
O lote de terreno em forma de leque favoreceu e impôs a determinação de um eixo divisor sobre o qual desenvolveu um sistema estrutural simétrico que mantém o equilíbrio estético do conjunto.
A partir do subsolo o sistema estrutural atinge o nível do terreno dando início ao desenvolvimento de quatro lajes, obedecendo a um generoso recuo frontal, que se amplia progressivamente a partir do pavimento térreo até atingir o nível da praça principal.
A entrada principal é ladeada por espelhos d’água simétricos com superfícies de grandes dimensões nos quais serão instaladas fontes com acionamento programado por computador que controlará os esguichos bem como um sistema de iluminação de efeito resultando em um espetacular balé aquático.
Uma grande reentrância alinhada com o eixo do terreno provocada pelo recuo das lajes de estacionamento favorece a contemplação da monumentalidade da torre principal que abriga os pavimentos tipo, estando o primeiro a 28m acima do nível do terreno e 12m acima da praça principal.
A parada rápida de veículos para desembarque de pessoas através do porte cache levará ao acesso controlado por portas giratórias eletrônicas com detectores de metais, possibilitando a chegada ao lobby através da recepção.
O acesso às garagens ocorrerá através de duas entradas laterais bloqueadas por cancelas eletrônicas, controlada por seguranças que trabalharão abrigados em guaritas de vidro e aço climatizadas e a prova de balas.

Ficha Técnica:
Arquitetura: Eduardo Dantas, Ricardo Vidal, Antônio Primo e Leonardo Tavares.
Local: Dubai | Emirados Árabes Unidos
Ano do Projeto: 2006

Pavimento Térreo (acessos e estacionamentos)



2º Pavimento


5º Pavimento (praça)


1º Pavimento Tipo


30º Pavimento Tipo

Corte AA


Corte BB


Fachada Norte


Fachada Leste

Perspectiva Idéia Inicial

4 comentários:

Unknown disse...

Edu
Desculpe. Só tinha tido tempo de ver o primeiro projeto, mas agora olhei os demais e vejo que todos estão muito bons. Você e seus colegas estão, mesmo, de parabéns... especialmente pelo projeto de DUBAI. Já estão incorporando conservação de energia (captação e aproveitamento de energia solar, energia eólica, água de chuva, re-uso de água, etc.), bem como aproveitamento de materiais alternativos, aos projetos da equipe? Pensem em solo-cimento, solo-cimento-cal, RESOLITOS e outros! Que tenham muito sucesso.

Um abraço

Tio Edson

Miro Silverio disse...

parabens pelo seu trabalho...
as linhas são muitos limpas...um elemento que eu aprecio muito em qualquer linguagem visual, principalmente, nas condiçoes que vc a coloca em seus projetos arquitetonicos...

Ítalo disse...

Prédio louko... apesar de certos receios com relação a edifícios.. esse tah massa ateh pq tbm, na imagem ele n está em meio à váarios prédios neh rs.. o céu ajuda a paisagem..

Ei man.. Parabéns pelo flog.. e pelos trabalhos!
O de final de curso ficou legal.
, )

Arq. Claudio Allegrini disse...

Ola Eduardo. Muito bons os seus trabalhos. Que programa vc utiliza para ilustrar e apresentar? Que renderizador?

Abs
Claudio